terça-feira, 13 de julho de 2010

Projecto de Língua Portuguesa "Palmo e Meio II"

No âmbito do Projecto “Palmo e Meio II”, cada aluno produziu um texto individual. Em cada turma fez-se a eleição do melhor. Na Turma A ganhou: “O Tesouro do Rei” cuja autora foi a Maria Inês, do 2º ano. Na turma B, o texto escolhido foi “O Anjo da Amizade”, de Andreia de Sousa. Os alunos do 1º ano fizeram uma ilustração e contaram uma história oralmente, a partir do desenho.

O Tesouro do Rei - Maria Inês, 2ºA

Era uma vez um rei com umas barbas compridas, que vivia num castelo com torres muito altas.
O rei adorava tesouros e queria encontrar um.
Um dia, a sua amiga, a fada Beatriz disse-lhe:
-Eu sei onde há um tesouro.
-Ai sabes? -perguntou o rei.
-Sim, sei.
- Mas onde?
-No labirinto do teu castelo.
E o rei saiu porta fora, para ir procurar o tesouro.
A bruxa Juliana soube e foi logo até ao labirinto.
Quando o rei lá chegou, a bruxa não o deixou entrar, ela tinha chegado primeiro do que ele.
O rei zangado disse:
- Se não me deixas entrar, eu vou chamar o meu sábio.
E a bruxa perguntou:
- Pensas que eu tenho medo dele?
- Penso. Ele tem mais conhecimentos do que tu!
Quando o sábio chegou junto do rei satisfez o seu pedido e tratou logo do assunto com uma poção mágica.
A bruxa foi transformada num sapo e o rei conseguiu o tesouro.
Meu dito, meu feito, este conto saiu perfeito!


O Anjo da Amizade - Andreia de Sousa, 4ºB

Num lugar muito distante, onde a Natureza è Mãe, vivia um anjo chamado Bernardo. Tinha asas brancas, uma cara sorridente, um coração doce como um rebuçado e trazia sempre consigo um arco e flechas. Ele gostava de fazer amizades entre as pessoas. Aproximava-se das criaturas zangadas, jogava as suas setas certeiras e mágicas, que atingiam as suas emoções e as tornavam amigas e simpáticas. Não lhe agradava nada ver guerra, infelicidade, sofrimento, dor…
Um dia, ao caminhar numa floresta, encontrou uma fada tão bonita como o sol.
A fada tinha cabelo louro, um vestido branco até aos pés e umas asas azuis.
- Como te chamas? - perguntou o anjo.
- Chamo-me Íris! E sou a fada do arco-íris. Tudo fica mais bonito por onde passo, graças às minhas cores. Mas hoje, estou um pouco aborrecida porque não tenho nada para fazer.
De repente, o Bernardo teve uma ideia.
- Juntos podemos melhorar o mundo. Tu dás cor, beleza e vida e eu dou amor, amizade e paz.
E assim lá foram por esse mundo fora.
Então, por onde passavam, aconteciam coisas incríveis e impensáveis: os soldados inimigos abraçavam-se… ninguém refilava nos engarrafamentos… os ladrões devolviam o dinheiro roubado e pediam desculpa às pessoas…
Os dois estavam muito felizes e finalmente, tinha chegado a vez do Bernardo encontrar o seu amor. Um amor puro e belo.
Vitória, vitória acabou-se a história.

Sem comentários:

Enviar um comentário